Imagem capa - Dicas para acalmar o bebê recém-nascido  por Rebouças Fotografia
OrçamentosEnsaio Newborn

Dicas para acalmar o bebê recém-nascido




Olá mamães , espero que esteja tudo tranquilo neste momento.

Meu nome é Douglas e minha esposa Letícia , somos fotógrafos especialistas em fotografia de recém-nascidos , e vamos dar algumas dicas baseado na  nossa experiência para acalmar bebês adquirida nesses 5 anos de trabalho com recém-nascidos. 

Os primeiros dias com o bebê , são muito intensos e difíceis para os pais . É um período de adaptação não apenas para os adultos, que se veem de repente responsáveis por um ser tão pequeno e tão dependente e que lhes demandam toda a atenção. O pequeno também sente as mudanças, afinal passou nove meses em um ambiente pequeno, quente, ouvindo os sons do corpo da mãe e sentindo um suave balançar dos seus movimentos. Tudo isso deixou de existir.

Como a única forma de comunicação que o bebê conhece é o choro, ele vai fazer muito uso desse recurso sempre que algo o incomode, seja fome, dor, cansaço, fraldas molhadas ou mesmo quando quiser apenas um carinho.

Veja as nossas dicas e entenda como acalmar um bebê:

DICAS ÚTEIS ATÉ O 15 DIA DE VIDA DO BEBÊ


MANTENHA A CALMA


O choro incessante do bebê, o seu cansaço, e aquela sensação de não ter a menor ideia do que o incomoda podem realmente deixá-la nervosa. Mas o melhor nessa situação é manter a calma.  O bebê é capaz de perceber o seu desespero visto que ele sente as vibrações e pulsações que emitimos naturalmente, e isso pode deixá-lo ainda mais irritado, piorando a situação.

Abaixo vamos listar algumas técnicas muito eficazes sugeridas pelo pediatra norte-americano Harvey Karp, em seu livro “The happiest baby on the block” (O bebê mais feliz do pedaço). A ideia de cada técnica é simular o ambiente uterino para deixar o bebê mais confortável e usamos muito isso durante as sessões de newborn .


ENROLE O SEU BEBÊ




Algumas pessoas não gostam dessa foto acima , imaginam que o bebê esta se sentindo sufocado ou algo do tipo, mas precisa-se ter em mente que o mundo  que o bebê conheceu durante sua vida era tudo bem apertadinho .

Enrolar o bebê o ajuda a lembrar-se do aperto aconchegante do útero, tornando o ambiente mais familiar do que todo aquele espaço no berço ( você pode usar um cueiro ).

 Tenha o cuidado de não o agasalhar muito, pois ele vai sentir calor e ficar incomodado.

Nos dias mais quentes você pode deixá-lo apenas de fraldas e o enrolar com a fralda de banho ou um cueiro .

DICA DA LETÍCIA : Segure o bracinhos do bebê junto ao corpinho dele , sem fazer força , mas firme . Isso o ajudará a se sentir seguro .



NÂO FAÇA SILÊNCIO 



Nós adultos gostamos de silêncio certo ?

ERRADO 

Quem não gosta de dormir com o barulhinho de chuva , é uma delicia .

Esse ruído constante é agradável ao ouvido humano.

O que isso tem com o sono do recém-nascido ?

Dentro da barriga o bebê se acostumou com barulho constante dos órgãos da mãe . Ele não conhece o silêncio .

Por isso durante o dia , onde há mais barulhos o bebê dorme melhor e de madrugada quanto esta tudo quieto ele não dorme. 

Recomendamos que usem barulhos constantes , principalmente a noite e madruga . 

Sei que você não pode fazer chover , mas você pode ser o barulho de secador ou de televisão ligada ou aquele famoso Xiiiiiiiiii bem pertinho do ouvido do bebê .

DICA DO DOUGLAS : Existem aplicativos que possuem esse barulhos e ruídos , na foto acima tem um celular em baixo da caminha com o aplicativo SONO DO BEBÊ no último volume . Seu bebê sentirá a mesma sensação

Procure por ruído branco , som do útero na sua loja de aplicativos ou no youtube que você encontrará facilmente.


BALANCE O BEBÊ

O bebê sentia todos os seus movimentos quando estava na barriga e o que deve ser feito aqui é balançá-lo devagar, com cadência e num ritmo regular e delicado. Deixe a cabeça dele levemente livre porem apoiada para que se mexa suavemente com o movimento. Se o bebê estiver enrolado, será mais fácil acalmá-lo com essa técnica.

NÂO SACUDA O BEBÊ.


TAPINHAS NOS BUMBUM

O Bumbum do seu bebê ficava bem próximo ao seu coração , e a medida que coração batia , ele também batia no bumbum do bebê .

Fique dando algumas palminhas bem devagarzinho no bumbum do bebê.



EVITE QUE O BEBÊ TENHA A SENSAÇÃO DE ESTAR CAINDO



Os possuem reflexos que desencadeiam sensações de desconforto e medo .

Um dos principais é o reflexo de Moro ( você pode saber mais sobre esses reflexos clicando aqui )

Nesse caso como você vê acima na gravura , o bebê tem a sensação de estar caindo dos braços dos pais , nesse momento ele abre os braços e arregala os olhos de medo .

Por mais que o seu bebê esteja com sono , isso o fará ficar acordado e até mesmo chorar .

COMO EVITAR 

Isso acontece muito quando vai colocar o bebê no trocador ou no berço .

Quando for fazer isso com o seu bebê , deixe ele bem próximo do seu corpo ( região peitoral ) e desça devagarzinho o seu corpo junto com o bebê , até ele encostar na superfície ( trocador ou berço ) e mantenha sua mãos segurando os bracinhos do bebê , isso faz o fazer sentir seguro  e o ajudará a dormir.

  





AMAMENTAÇÃO 

Amamentar é o maior que gesto de amor que existe , e também pode se tornar um desafio para as mamães , fazendo perder muitas noites de sono e uma sensação horrível quando as coisas não saem como o esperado. 

Recomendamos em todos os casos  , consultar o seu pediatra sobre o assunto.








Gostaríamos muito de agradecer você por ter lido este artigo , fizemos com todo carinho e espero que ajude.

Ao longo do tempo percebemos que cada bebê é único , eles tem tem o seu jeitinho e sua personalidade .

Por isso as dicas talvez em alguns casos pode ser mais difícil de se aplicar , mas tenho certeza que o que mais sua filha ou seu filho precisa é do seu amor e do seu carinho .

Você é a melhor mãe do mundo para o seu filho .



Se desejar conhecer um pouco do nosso trabalho, você pode CLICAR AQUI



Por aqui Douglas e Letícia .